Texto de Alberto Tassinari para as exposições Pinturas – FUNARTE, RJ 1996 e Escritório Rosa Barbosa, SP 1998

Publicado em Catálogos no dia 14/06/2011

imagem7A forma retangular de um quadro parece apoiar-se numa procura de um suporte neutro para a percepção. É difícil prová-lo, pois a tradição nos habituou a escrever e ler em folhas retangulares e, de um modo geral, toda espécie de imagem nos chega em retângulos. A origem e a predominância do formato retangular talvez seja técnica, pois é mais fácil manipular, fabricar, etc formas com ângulos retos. Seja como for, o retângulo é o menos eloquente dos formatos. O que se torna cômodo, no caso da pintura, para quem a olha pronta. Já para o artista, a comodidade cede lugar à dificuldade. De que modo dispor a pintura num retângulo, se o que ela nos dá a ver é uma infinidade de outras formas?


Para ler o texto completo:  Texto de Alberto Tassinari

 

Para ver as obras: